BEM-VINDO!

Este espaço foi criado antes da reactivação do Núcleo de Arquitectura Paisagista da Universidade do Algarve (NAPUA) que se deu em Junho de 2011.

O blog oficial do NAPUA é http://www.nucleoapualg.blogspot.com/

E-mail: ap.ualg@gmail.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Parque Urbano do Vale da Amoreira

Faro vai ter um parque urbano com uma área aproximada de 10 hectares, no Vale da Amoreira. O projecto é da autoria de Sidónio Pardal (http://sidoniopardal.com/) e as obras estão previstas de começar em meados de 2010.

O projecto deste parque foi apresentado publicamente no dia 23 de Junho deste ano, na Câmara de Faro.
O parque poderá ainda alberguar 2 lagos, se tal for viável: "durante a construção vamos fazer ensaios para ver qual o nível dos lençóis freáticos." (Sidónio Pardal)
Implantado num antigo espaço agrícola o parque tem como objectivo criar sensações de "despojamento" e de "paraíso recuperado"....

De referir no entanto que o parque constitui somente uma pequena parcela do plano para a zona do Vale da Amoreira. O Plano de Urbanização para uma área de 56 hectares contempla também a construção de:
- centro comercial Dolce Vita
- um hotel
- habitação unifamiliar e multifamiliar
- um equipamento de saúde
- residências assistidas para a 3ª idade
- zonas/equipamentos de comércio e serviços

Ver vídeo explicativo:


Consultar o Plano de Urbanização do Vale da Amoreira aqui: http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/Files/Plano%20de%20Urbanização%20do%20Vale%20da%20Amoreira.pdf

O Plano de Urbanização em causa está a ser desenvolvido com fundos privados (Fundo de Investimentos Imogharb). Cabe à autarquia de Faro dar as directrizes e aprovar as opções de ordenamento bem como garantir, à posteriori, a manutenção do Parque Urbano.

Fontes (informação mais detalhada):
http://www.algarveprimeiro.com/index.php?article=6134&visual=8&layout=20
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticias_ver.asp?noticia=29284
http://www.observatoriodoalgarve.com/cna/noticas_ver.asp?noticia=30096

Redacção: Andreia Martins

0 comentários:

Enviar um comentário