BEM-VINDO!

Este espaço foi criado antes da reactivação do Núcleo de Arquitectura Paisagista da Universidade do Algarve (NAPUA) que se deu em Junho de 2011.

O blog oficial do NAPUA é http://www.nucleoapualg.blogspot.com/

E-mail: ap.ualg@gmail.com

sábado, 18 de julho de 2009

II Conferência Mundial para o Meio Ambiente e Desenvolvimento - 1992

Porquê publicar algo sobre uma Conferência que aconteceu no século passado?
Porque as decisões dessa mesma conferência têm repercurssões ainda nos dias de hoje. Esta Conferência foi ainda o palco do famoso discurso da criança canadiense Severn Suzuki de 12 anos de idade que ficou conhecida como a criança que calou o mundo durante 5 minutos.
A Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) decorreu entre 3 e 14 de Junho de 1992 no Rio de Janeiro, Brasil, e estiveram presentes representantes de 139 países. Esta Conferência teve como objectivo principal discutir e procurar soluções para a crescente degradação ambiental a nível mundial, apelando ao desenvolvimento sustentável.
Dessa conferência resultaram os seguintes documentos:
- Carta da Terra - trata-se dum documento de princípios éticos para a construção e manutenção de uma sociedade mundial justa e pacífica guiada por princípios sustentáveis. Este documento assume a existência duma interdependêncial global inegável e duma consequente responsabilidade partilhada a nível mundial. http://www.mma.gov.br/estruturas/agenda21/_arquivos/carta_terra.doc
- Convenção da Biodiversidade - esta convenção tem como objectivo principal "a conservação da diversidade biológica, a utilização sustentável dos seus componentes e a partilha justa e equitativa dos benefícios provenientes da utilização dos recursos genéticos".
- Convenção para o Combate à Desertificação - http://desertificacao.cnrh-srh.gov.br/arquivos/Ccd.doc
- Convenção das Mudanças Climáticas - este documento foi assinado por quase todos os países do mundo e tem como objectivo a estabilização a estabilização de gases de estufa na atmosfera, de modo a evitar/minimizar indesejáveis mudanças climáticas.
- Agenda 21 - este documento, de nome bem conhecido de todos nós, estabelece a necessidade de cada país reflectir tanto global como localmente a forma como o governo, empresas e ONG 's podem contribuir para resolver problemas sócio-ambientais. Cada país é responsável pela criação e cumprimento do estabelecido na sua Agenda 21.
Assistam ainda ao vídeo do discurso de Severn Cullis-Suzuki e vejam como as questões debatidas há quase 20 anos atrás continuam (infelizmente) bastante válidas nos dias de hoje. E mais: admitamos que o facto de uma criança de 12 ser capaz de deixar boquiabertos representantes mundiais e dar o seu contributo para coisas que nos influenciam na actualidade e que certamente nos influenciarão no futuro, é de todo INSPIRADOR.
Redacção: Andreia Martins

0 comentários:

Enviar um comentário