BEM-VINDO!

Este espaço foi criado antes da reactivação do Núcleo de Arquitectura Paisagista da Universidade do Algarve (NAPUA) que se deu em Junho de 2011.

O blog oficial do NAPUA é http://www.nucleoapualg.blogspot.com/

E-mail: ap.ualg@gmail.com

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

CONFERÊNCIA QUALIDADE DO AMBIENTE URBANO - NOVOS DESAFIOS - BRAGANÇA (8 e 9 OUTUBRO 2009)

Temas da Conferência:

  • Novos Desafios da Sustentabilidade Urbana
  • Clima Urbano e Conforto Térmico Humano
  • Factores de Risco Ambiental e Saúde Pública
  • Funções Ambientais dos Espaços Verdes Urbanos
  • Apresentação e demonstração de ferramentas de análise do sistema urbano

"Num planeta cuja população é cada vez mais urbana, a qualidade do ambiente surge como um requisito essencial na construção das cidades do futuro. Entre os principais problemas que a gestão e o planeamento urbano enfrentam, encontram-se a degradação da qualidade do ar, os aumentos dos níveis de ruído e as alterações do clima local com influência directa no conforto térmico humano. A esta realidade acresce ainda a constante ameaça sobre as áreas verdes e os espaços abertos urbanos, em resultado de uma distribuição de usos do solo cada vez mais competitiva. Construir habitações e infra-estruturas e, ao mesmo tempo, assegurar um ambiente urbano de qualidade, é um desafio que se coloca nos dias de hoje.

Na conferência “Qualidade do Ambiente Urbano: Novos Desafios” procurar-se-á discutir estratégias de construção da cidade contemporânea que promovam a qualidade do ambiente, através da participação de oradores de reconhecido valor e da criação de um espaço que estimule o debate entre os participantes.

Os principais objectivos a alcançar são:
· Juntar cientistas, jovens investigadores, políticos, técnicos e estudantes, de múltiplas áreas, para discutirem aspectos relacionados com as causas, as consequências e as soluções dos problemas ambientais que as cidades enfrentam.
· Contribuir para uma compreensão mais integradora dos problemas ambientais urbanos, de modo a definirem-se soluções capazes de mitigar os seus efeitos rumo a um futuro de sustentabilidade urbana.
· Procurar responder a questões como: Qual a relação existente entre os problemas ambientais e o bem-estar humano nas cidades? Quais as necessidades de conhecimento neste domínio para os planeadores e os decisores? Que ferramentas podem ser usadas para compreender esta complexa realidade?"

Fonte: http://www.apap.pt/Default.aspx?Module=Noticia&ID=41

Página do evento: www.esa.ipb.pt/qau09/

0 comentários:

Enviar um comentário